sábado, 9 de fevereiro de 2013

Job for Life

No outro dia vislumbrei uma notícia acerca do programa alemão "Job for Life". Muitos dirão que o emprego para a vida acabou, mas não os alemães, que através desta publicidade, não sei se enganosa, se propõe a dar uma bolsa de formação (até aos 800€ por mês), um curso intensivo de alemão e um emprego garantido no final da formação.

Este programa é destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos e está a visar principalmente os países europeus em crise económica: Portugal, Grécia, Itália e Espanha. Esta iniciativa visa rejuvenescer a sociedade alemã, o 4º país com a menor taxa de natalidade e o 2º com a mediana da idade mais alta do mundo, e ao mesmo tempo criar quadros especializados específicos que têm faltado aos alemães. O slogan é "A Alemanha precisa de jovens trabalhadores motivados. (...) Esta é uma oportunidade de aprender uma profissão com futuro e ter um bom salário".

Começa assim o saque a uma das principais riquezas de um Estado, as suas populações... pois no fundo são elas que garantem a sua sustentabilidade. Isto está a ser feito à custa da crise económica que grassa o Sul da Europa, que os alemães teimam em resolver pela imposição de uma austeridade que só gera uma espiral recessiva. Portugal é o 15º país do mundo com taxa de envelhecimento mais alta, e a 5ª taxa de natalidade mais baixa do mundo. Esperemos que estes jovens, que vão para a Alemanha e para outros países, voltem... e tragam consigo os seus filhos, juntamente com o know-how e experiência profissional, pois até temos uma coisa que poucos povos têm... um sítio agradável para viver, temos é que fornecer a outra parte, o crescimento e desenvolvimento económico!

Sem comentários:

Enviar um comentário