quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SL Benfica vs Sporting CP

No próximo Sábado estaremos em presença do maior derby do futebol português, o "velhinho" SL Benfica contra Sporting CP. Será, porventura, dos derbies mais aguardados dos últimos tempos, isto porque os leoninos conseguiram finalmente elevar a fasquia para um patamar do qual estavam arredados nos últimos anos, ombreado com o rival da 2ª circular.

A estatística diz-nos que em casa o SL Benfica é claramente dominador nos jogos contra o Sporting CP, conseguindo 41 vitórias contra 15 derrotas, havendo 21 empates pelo meio. Nos últimos 3 anos as águias têm levado de vencida os leões pelo mesmo resultado, 2-0. Claro que estes dados pouco importam... aliás, também reza a tradição que nem os momentos de forma das equipas servem de indicador, sendo sempre um jogo de tripla. 

Os verde-e-brancos, após um início titubeante no campeonato, atravessam uma fase de grande confiança, só manchada pelos resultados, pouco importantes, contra a selecção de Angola (amigável) e os romenos Viorel Hizo (Liga Europa). A competência de Domingos Paciência conseguiu alterar o rumo de acontecimentos para o clube de Alvalade, assim como a contratação do incansável Elias e o aparecimento do goleador Von Wolfswinkel, consubstanciando-se em múltiplas vitórias obtidas com naturalidade, mesmo jogando menos bem, beneficiando também de alguma ajuda da arbitragem, algo do qual se queixavam de início e com alguma razão... mas já se sabe como são os árbitros portugueses, quando o clube está mal, ajudam a piorar a situação, quando está bem, ajudam a melhorar.

Os vermelhos têm apresentado geralmente duas caras... uma de gala, como se tem visto para a Liga dos Campeões, e outra de serviços mínimos, para as competições domésticas, mas que, ainda assim, tem garantido os pontos necessários para o clube da Luz se manter como líder do campeonato nacional. Vindo de um empate em Braga (Campeonato nacional), de uma vitória à tangente contra a Naval 1º de Maio (Taça de Portugal) e de um empate em Old Trafford frente ao poderoso Manchester United (Liga dos Campeões), resta saber que SL Benfica irá surgir no derby frente ao seu rival lisboeta... todavia, a motivação para estes jogos aparece sempre... o que nem sempre aparece é a boa condição física, mercê de um complicado calendário competitivo, que tem tendência para piorar com os sorteios desfavoráveis para a Taça de Portugal e Taça da Liga. 

O favoritismo vai para a equipa da casa, como não podia deixar de ser, pois joga no seu reduto, mas também porque é uma equipa extremamente competente, contando com mais opções de qualidade no seu plantel, o que permite fazer a rotação de elementos ao longo das competições. Porém, o Sporting CP está com um grande élan, o que, aliado à maior qualidade que vem apresentando este ano, poderá surpreender o SL Benfica. Para os leões o empate fora será sempre um bom resultado, portanto não ficarei admirado se Domingos adoptar uma postura de maior contenção contra o SL Benfica, até porque uma derrota poderá esvaziar um pouco do "balão de confiança" que a sua equipa dispõe no momento. O SL Benfica terá obrigatoriamente de pensar em ganhar o jogo, tanto para manter a 1ª posição no campeonato, como para afastar os "demónios" do último empate na liga e acalmar a cavalgagem leonina para o topo da tabela.

Sem comentários:

Enviar um comentário