quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Correio da Manhã: "Políticos ganham mais 81 euros por mês"

Num ano em que se cortaram os subsídios de férias e de Natal para a Administração Pública e Empresas Públicas, e numa altura em que surgem notícias dem que a troika insiste no corte dos salários dos trabalhadores do privado em Portugal, é bom saber que a classe política dá o exemplo ao país e que também se sacrifica pelo bem de Portugal... hummm... esperem aí!!!!



Os políticos estão a ganhar mais do que em 2011. Num ano em que o Governo cortou os subsídios de férias e de Natal na Administração Pública, o ganho médio mensal dos representantes do poder legislativo, no Parlamento, e nos órgãos executivos, no Governo, aumentou 81 euros por mês. O Ministério das Finanças explica este aumento com "a atribuição, nos termos da lei, de subsídios de deslocação."
 
Os dados da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), relativos à Síntese Estatística do Emprego Público no segundo trimestre deste ano, indicam com precisão quanto ganham os políticos: de Outubro de 2011 para Abril de 2012, o ganho médio mensal dos representantes do poder legislativo e de órgãos executivos passou de 5605,5 euros para 5686,6 euros, um aumento de 1,5%.

Ou seja, em Abril deste ano os políticos receberam em média mais 81 euros por mês. Com esta média mensal, o ganho total rondará mais 1000 euros em 2012. Bettencourt Picanço, líder do Sindicato dos Quadros Técnicos (STE), pediu, no início de Agosto, explicações ao Governo sobre esta situação, mas garante que nunca obteve resposta. E José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), frisou que "é preciso esclarecer se o sacrifício é ou não para todos."

Ontem, em resposta a questões do CM, o Ministério das Finanças esclareceu que o aumento do ganho médio mensal "poderá resultar de factores variáveis como sejam, por exemplo, a atribuição, nos termos da lei, de subsídios de deslocação a membros do Governo que tenham residência a mais de 100 km do local de trabalho." E frisou: "Como se trata de um grupo muito pequeno, qualquer variação deste tipo traduz-se em alterações com algum significado na média geral."

Nem todos perdem
Os professores do Politécnico e universitários, os polícias e os oficiais de Justiça tiveram aumentos no ganho médio mensal. Outras carreiras tiveram cortes.

Remuneração-base
A remuneração dos representantes do poder legislativo tem duas componentes: salário-base e despesas de representação. A soma das duas dá o ganho médio mensal.

Sem comentários:

Enviar um comentário