terça-feira, 5 de julho de 2011

Djokovic, o n.º 1

Tal como nos ultimos tempos o espanhol Rafael Nadal tem sido a "besta negra" do suiço Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic afirma-se agora como a "besta negra" de Nadal, tendo-o vencido novamente no passado domingo na  final do torneio de Wimbledon, conquistando assim o seu 3º grand slam da carreira (depois das vitórias no Open da Austrália em 2008 e 2011). Acresce ainda o feito de se ter tornado, oficialmente, o número um do ranking mundial ATP.
Figura 1- Djokovic no Estoril Open de 2007 com a camisola do SL Benfica.
O sérvio, finalmente e felizmente, acaba com a hegemonia no ranking do circuito ATP do suiço e do  espanhol que já vinha desde 2004!!! Djokovic tem registado uma evolução notável e tem todas as condições para continuar no posto de líder do ténis mundial, pois apesar de preferir jogar no cimento, é um jogador forte em todos os tipos de superfície, tendo vencido torneios nos vários pisos, incluindo em terra batida.

Djokovic surgiu na final de Wimbledon com  um registo de 41 vitórias e apenas 1 derrota (perdeu com Roger Federer nas meias-finais de Roland Garros) em 2011. O sérvio venceu os primeiros dois sets (por 6-4 e 6-1), sendo que Nadal ainda ganhou o 3º set (por 6-1), mas no quarto o sérvio foi novamente mais forte e venceu o antigo número 1 do ranking mundial (por 6-3), num encontro que durou cerca de duas horas e meia.
Figura 2- Djokovic beija o troféu de Wimbledon.
Sou apreciador do tenista sérvio desde que veio disputar o Estoril Open em 2007, tendo-se mostrado muito simpático e humilde... ele que é conhecido como "Djoker" (sic) no circuito ATP pelas suas brincadeiras e boa-disposição. Sinceramente, penso que o mundo do ténis já estava um pouco saturado da dualidade hispano-helvética, e esperemos que este Djokovic tenha vindo para ficar!

Sem comentários:

Enviar um comentário