domingo, 30 de dezembro de 2012

Natal num país tropical!



Árvore de Natal na Baía de Guanabara em 2012 (Rio de Janeiro, Brasil)
Viver o Natal no Brasil é viver o Natal no maior país cristão do mundo. O que seria de se esperar? No País, como se imaginaria, é festa do Oiapoque ao Chuí, de Norte a Sul. E é claro que cada região tem sua peculiaridade diferenças em como festejar essa grande data.

A comemoração começa à meia-noite do dia 24 de Dezembro, formada a tradicional ceia de Natal, onde podemos encontrar os pratos típicos a exemplo da rabanada, o chester, o peru, os bolinhos de bacalhau (muito da herança portuguesa em nossa colonização), entre outros.

É na madrugada dessa noite que Papai Noel vem trazer presentes, muito aguardado por sinal. No dia seguinte é o almoço de natal, oportunidade de convidar quem não tenha vindo na noite anterior e assim continuar a comilança.

Por todo o País se torna cada vez mais comum a disputa entre as cidades qual teria a arvore de Natal mais bonita e vistosa. Se torna cada vez mais comum as famílias se reunirem em eventos próximos a essas árvores para tirar fotos e compará-las com as dos anos anteriores. "Será que esse ano tem mais luzes que em 2011?"

Fonte:
http://board.br.ikariam.com/board175-jornal-o-ikariano/board935-natal-pelo-mundo/180165-natal-no-brasil/

O Natal foi trazido para o Brasil pelos portugueses, desde o início da colonização. Esta festa de celebração do nascimento de Jesus Cristo é acima de tudo uma festa da Família, tendo como valores a Paz e a Harmonia. Nos países da América Latina, o grande fervor religioso faz com que o Natal, a par da Páscoa, sejam as festas religiosas com maiores adeptos e divulgação.

No Brasil e por ser Verão, o dia de Natal é dia de churrasco e cerveja em muitas casas, onde as famílias, de uma forma descontraída vestem bermudas e chinelo no dedo enquanto curtem um Sol de 35º. Já para muitos brasileiros, o feriado do dia de Natal é passado na praia, trajado a rigor!



Um dia de Natal diferente: na praia (Espírito Santo, Brasil)

Relacionado ao forte crescimento económico, como não poderia deixar de ser, o Natal é a época do ano com maior taxa de consumo no Brasil. Ao espírito natalício reúne-se o fato de Dezembro ser o mês em que se recebe o 13º salário e portanto, ter-se um aumento do orçamento família. Desta forma conseguem-se comprar bens que durante o ano se encontravam economicamente inacessíveis e, porque não, começar-se o novo ano já endividado?

Existem algumas particularidades para as quais ainda não se conseguiu uma explicação cabal. Assim sendo, coloco duas dúvidas existenciais:

- Que animal é o Chester? A melhor resposta é que este animal se trata de um frango mutante, com um nível de hormónios injetados acima da média e por isso fica "bombado".

- Com um calor do "fim do Mundo", porque é que o Pai Natal no Brasil veste-se de forma europeia? E porque ele cheio de roupa, contraste com Mães Natal seminuas?

Votos de um Feliz e Santo Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário