terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Está tudo iluminado (****.)

O filme "Está tudo iluminado" (Everything is illuminated) de 2005, é baseado na obra do escritor Jonathan Safran Foer e realizado por Liev Schreiber, contando com as interpretações de Elijah Wood (Jonathan), do gipsy rocker Eugene Hutz (Alex) e de Oleksandr Choroshko (Alexander).
Figura 1- Cartaz do filme "Está tudo iluminado".
Jonathan é um jovem judeu norte-americano bastante aprumado que tem uma "pancada" por colecionar tudo o que esteja ligado com o passado da sua família, colocando muitos desses objetos em pequenos sacos de plástico que pendura na parede de sua casa. A partir de uma fotografia antiga decide ir até à Ucrânia em busca da mulher que salvou a vida ao seu avô dos nazis durante a 2ª Grande Guerra, ao mesmo tempo que procura conectar-se com as suas raízes.

Para o auxiliar na busca contrata Alex Perchov (Eugene Hutz), um jovem com ar de "chunga", e o avô deste, Alexander, um motorista mal-humorado e que se diz cego,  andando sempre acompanhado do seu cão, baptizado de Sammy Davis Jr. Jr.. O choque cultural é inevitável, retirando Jonathan da sua "zona de conforto", mas a pouco e pouco as personagens vão-se ligando umas com as outras, deparando-se com o passado e como ele ilumina a sua vida no presente.
Figura 2- Alex, Jonathan e Alexandre viajam pela Ucrânia.

O filme acaba por ser um road movie na zona rural da Ucrânia que tem como pano de fundo o holocausto. Uma história comovente, mas salpicada por momentos bastante cómicos, abrilhantados sobretudo pelas interpretações e diálogos de Eugene Hutz e Elijah Wood, personagens com personalidades bem diferentes. A banda sonora foi muito bem escolhida, assim como os cenários retratados pelo realizador. Não é um filme com grandes meios ou artifícios, mas tem uma história que nos vai prendendo pela interação das personagens. Por isto tudo, é um filme que recomendo vivamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário