domingo, 2 de outubro de 2011

Duas irmãs e um rei (****.)

O filme retrata um período real e específico da vida de Henrique VIII de Inglaterra, nomeadamente sobre a sua relação com a família Bolena, tendo por base a interpretação do livro "A irmã de Ana Bolena", de Phillipa Gregory. Realizado por Justin Chadwick, conta com as interpretações de Natalie Portman (Ana Bolena), Scarlett Johansson (Maria Bolena), Eric Bana (Henrique VIII), Kristin Scott Thomas (Isabel Bolena) e David Morrissey (Duque de Norfolk).
Figura 1- Poster do Filme.
É um intriga palaciana em que o Duque de Norfolk utiliza a sua família para tentar chegar ao rei com o propósito de aumentar o seu status e o da sua família, aproveitando a fase de desespero na casa Real por não produzir um herdeiro varão para o trono de Inglaterra a partir do casamento de Henrique VIII com a sua 1ª mulher, Catarina de Aragão. As duas irmãs (Maria e Ana) são utilizadas como joguetes para atrair e manipular o rei, mas o que inicialmente seria uma forma de elevar socialmente a família Bolena, transforma-se numa  rivalidade entre irmãs pela conquista do afecto do rei.
Figura 2- Henrique VIII (Eric Bana) não consegue resistir às provocações de Ana Bolena (Natalie Portman).
O filme retrata bastante bem a vida da corte inglesa na época, com os seus jogos, intrigas e perigos. A história facilmente nos cativa, os cenários e guarda-roupa estão muito bem conseguidos, tal como as interpretações dos actores, destacando-se o trabalho de Natalie Portman. Por outro lado, o filme poderia ter desenvolvido mais o período referente ao 2º casamento do rei, com Ana Bolena, assim como a personalidade violenta e irrascível de Henrique VIII, o que poderia ter dado maior dramatismo e suspense ao filme. Também teria sido interessante terem dado mais atenção à cisão da Igreja Anglicana relativamente à Igreja de Roma, com todas as suas consequências, até porque acaba por coincidir com a ascenção e queda de Ana Bolena.

Sem comentários:

Enviar um comentário