quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que é nacional é bom!

Os espanhóis têm um ego invejável! Os portugueses devem aprender um pouco com eles, exaltando e protegendo tudo o que é nacional, mesmo quando o "produto" é inferior. É um fenómeno que também existe em França, Itália, Alemanha e Inglaterra, mas sem as proporções de nuestros hermanos. Ao invés, os portugueses desconfiam de tudo o que é nacional e exigem muito mais do seu "produto".

No futebol também acontece isso. Vemos a exaltação a jogadores como Arbeloa, Sérgio Ramos e Pedro Léon, só para dar alguns exemplos, que, mesmo quando "enterram", fazendo-o com amiúde, e mesmo que não estejam num nível que se adeque ao patamar de qualidade em que o Real Madrid se encontra de momento, são sempre adorados e protegidos. Por outro lado, os portugueses têm o óbice de terem de provar o dobro de qualquer outro estrangeiro para merecer o reconhecimento devido. Não digo que Cristiano Ronaldo ou José Mourinho sejam mal-vistos pelos merengues, mas são decerto algo relativizados, e não só pela imprensa, mas também pelos colegas e adeptos, o que resulta na tal falta de apoio de que Cristiano Ronaldo falou em tempos.


Figura 1- Cristiano Ronaldo acossado pelos adeptos do Maiorca, mas dando a resposta em campo com golos.

O que os adeptos maiorquinos fizeram a Cristiano Ronaldo durante o último jogo é prática habitual nos restantes estádios espanhóis onde o Real Madrid se desloca. Ofendem-no por ser um grande jogador! Ofendem-no por cuidar do seu aspeto! Ofendem-no por ser português! Poderá ser uma dose de "dor de cotovelo", com uma mistura de inveja e receio da qualidade futebolística do jogador ou pelo facto de pertencer a um país que não se deixou embarcar por uma unidade ibérica. Quem saberá ao certo os verdadeiros motivos? O que interessa é que os portugueses vão fazendo a diferença no futebol espanhol, contra tudo e todos, e seria bom que nós, como nação, tivessemos algum orgulho próprio e defendessemos aquilo que é nosso.

Sem comentários:

Enviar um comentário