terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Bola: "Vieira diz que Roberto valerá mais de 8,6 milhões"

No ano de 2010 o SL Benfica anunciava a compra milionária, por 8.5 milhões de euros, de um guarda-redes espanhol do Atlético de Madrid que esteve emprestado por apenas 6 meses ao Real Saragoça. Na altura, esta contratação ficava no 9º lugar nas transferências mais caras de sempre de um GR (lista liderada pela contratação de Buffon pela Juventus em 2001 por 37 milhões de euros), o que era notável e esquisito ao mesmo tempo, pois Roberto Jimenez ainda era um jogador jovem e com muito a provar. Com a transferência de David de Gea para o Manchester United, Roberto caiu para o 10º lugar no Top das transferências de guarda-redes, só para ser ultrapassado por ele próprio, numa contratação de 8.6 milhões de euros protagonizada pelo Real Saragoça.
Figura 1- Roberto e a sua noiva, Marta, no Estádio da Luz.
Se a sua vinda por aqueles números, tendo em conta o seu backround profissional (apesar de ser internacional pelas camadas jovens em Espanha), já foi algo estranha, a sua saída entra no domínio do incrível. Roberto fez uma época para esquecer nos encarnados, sendo um dos culpados pelo pior início de sempre de um campeonato pelo SL Benfica, dando inúmeros "frangos". Porém, o facto de ter tido aquele preço, impedia o treinador Jorge Jesus de prescindir do espanhol. Eventualmente, o treinador cedeu à pressão e na 3ª jornada coloca o espanhol no banco em detrimento de Júlio César no jogo contra o Vitória de Setúbal. Contudo, logo no início do jogo, o guarda-redes brasileiro comete falta para grande penalidade e é expulso, voltando a entrar em cena Roberto, que com uma boa estirada defende a grande penalidade. A partir desse momento, Roberto faz exibições de extremos, ora fazendo grandiosas defesas, ora provocando inúmeros calafrios, especialmente em bolas cruzadas para a grande área, mas que não tiveram consequências de maior. Todavia, o fim da época seria novamente terrível, tendo comprometido em alguns jogos importantes, nomeadamente contra o FC Porto.

Com tudo isto, era de pensar que o guarda-redes espanhol perdesse alguma da sua cotação, já de si inflacionada, mas não foi isso que pensaram os responsáveis do Real Saragoça, lembrando-se certamente dos 6 meses em que Roberto esteve ao seu serviço com muita eficácia, mas esquecendo o grave período financeiro que o clube atravessa. Não digo que o guarda-redes espanhol não tenha qualidades, que as tem, especialmente entre os postes, sendo bastante "elástico" para a sua altura, mas nas saídas da baliza é algo desastroso e provou não ter a capacidade mental para jogar num grande clube, o que não quer dizer que não venha a melhorar nestes aspectos, pois ainda é relativamente jovem.
Figura 2- Capa de Roberto no "Mundo Deportivo" de 2010.
A influência que Jorge Mendes terá tido no negócio pode ter sido determinante, assim como a dívida do SL Benfica ao Real Saragoça por Pablo Aimar, porém, os meandros do negócio são algo estranhos, mesmo com a boa consideração que Roberto terá nas hostes aragonesas. O mundo empresarial no futebol é algo complexo e deve ser bem escrutinado, mas o que interessa realmente é que o SL Benfica descalçou esta bota de uma forma fantástica.


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=279166

Por José Manuel Delgado
 
Roberto vai representar o Saragoça, de Espanha, nas próximas cinco temporadas e em troca os cofres encarnados recebem 8,6 milhões de euros. O negócio foi concluído ontem, depois de viagem de Luís Filipe Vieira a Saragoça, onde esteve todo o dia.

Depois de ter aterrado em Lisboa, ao início da noite - ao mesmo tempo que Roberto era apresentado como reforço do Saragoça -, o presidente dos encarnados, em declarações exclusivas a A BOLA, não mostrou contentamento especial, apesar de as verbas envolvidas na venda dos direitos desportivos do jogador superarem em 100 mil euros aquilo que o Benfica tinha pago, há um ano, ao Atlético de Madrid, detentor do passe.

Para o presidente do Benfica, «Roberto foi vítima das circunstâncias, mas nunca esteve em causa o seu valor». Sem dúvidas relativamente à bondade da aposta que fez há um ano ao contratar Roberto, Luís Filipe Vieira manifestou convicção de que, «dentro de muito pouco tempo, Roberto será uma das referências mundiais no seu posto».

Sem se deslumbrar com o negócio concretizado em Espanha, para muitos considerado impossível, ao vender ao Saragoça os direitos desportivos de Roberto por 8,6 milhõe, Vieira fez uma previsão: «Roberto valerá muito mais do que aquilo por que foi vendido.»


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=279185

Por Redacção

Acerto de contas na transferência de Aimar e uma intervenção do agente FIFA Jorge Mendes foram determinantes na verba paga pelo Saragoça. 8,6 milhões de euros permitem ao Benfica lucrar 100 mil euros com o polémico espanhol.

O guarda-redes espanhol Roberto foi ontem vendido ao Saragoça por 8,6 milhões de euros, mais 100 mil euros do que tinha custado aos encarnados há um ano.

Segundo o DN apurou, este valor é o declarado oficialmente à CMVM, mas para isso contribuiu um acerto de contas entre o Benfica e o Saragoça e ainda a ajuda do agente FIFA Jorge Mendes na intermediação do negócio.

O clube tem vivido com dificuldades financeiras, mas como Pablo Aimar, que custou 6,5 milhões em 2008, ainda não estava totalmente pago pelos encarnados aos espanhóis, os dois clubes fizeram deslocar a verba em falta para a contratação de Roberto. Jorge Mendes facilitou o negócio.


1 comentário:

  1. alguem quer por ao bolsso 2milhoes de euros,feitoas contas...heheheh

    ResponderEliminar