segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mário Palma, o Phil Jackson português

O treinador Mário Palma conseguiu a proeza de qualificar a selecção portuguesa de Basquetebol para o Campeonato da Europa (EuroBasket). A vitória em Budapeste, frente à Hungria, por 57-66 permitiu que os portugueses estejam presentes na Lituânia para defrontar as melhores selecções europeias de basquetebol.
Figura 1- Mário Palma
O experiente treinador português conta com cerca de 70 títulos no currículo, tornando-o no mais galardoado de sempre do Basquetebol português, muito devido à sua capacidade de liderança, comunicação e motivação, tendo uma filosofia de jogo que passa por um rigoroso momento defensivo e uma rápida saída para o ataque. Palma iniciou as suas grandes conquistas como treinador em Angola, qualificando-a, pela 1ª vez, em 1980 para o Campeonato Africano de Basquetebol (AfroBasket), tendo obtido um 7º lugar.

Em Portugal, Mário Palma conta com 22 títulos, estando ligado à melhor equipa de basquetebol de sempre de Portugal, o SL Benfica da década de 90, que contava com Carlos Lisboa, Pedro Miguel, Jean Jacques, Carlos Seixas, Mike Plowden, Sérgio Ramos, entre outros, sagrando-se 10 vezes campeão nacional em 12 anos e conseguindo a proeza de colocar o clube, na época de 1993/1994, no grupo final pela disputa do título de campeão europeu de Basquetebol. Eventualmente, acabou por sair do clube e foi treinar o Estrelas da Avenida, no qual se sagrou campeão em 1997/1998, tendo sido considerado como o treinador do ano de entre todas as modalidades.

Mário Palma retorna a Angola, liderando a sua selecção a 4 vitórias seguidas no Campeonato Africano de Basquetebol (1999; 2001; 2003; 2005), 2 presenças nos Jogos Olímpicos de 2000 (Sidnei) e 2004 (Atenas) e a um 11º lugar no Mundial de 2002 (Indianapolis). Sai da selecção angolana para treinar o 1º de Agosto, onde foi campeão de Angola por 4 ocasiões e campeão de África em clubes, tendo sido eleito o melhor treinador desse continente em 2005. No ano seguinte deixa Angola para ir treinar o Palma Aqua Mágica da Liga espanhola, onde não obteve resultados satisfatórios. Acabou por aceitar o desafio de orientar a selecção da Jordânia, levando-a à conquista da medalha de bronze (3º lugar) no Campeonato Asiático de Basquetebol em 2009, apurando-a para o Campeonato Mundial de Basquetebol.

Em 2011 volta a Portugal, para orientar a selecção e pôr fim aos fracos resultados obtidos pelo anterior seleccionador nacional, o espanhol Moncho Lopez. Portugal vai disputar o Europeu de Basquetebol pela 3ª vez na sua história, 4 anos depois da 2ª e última presença na fase final da competição, em 2007 (Espanha), na qual terminou na 9ª posição. Em 1951, em França, a selecção portuguesa participou como convidada, ficando na 15.ª posição.

Mário Palma coloca como objectivo o apuramento para a 2ª fase, mas de momento está concentrado em atingir o 1º lugar no grupo de qualificação, para o qual precisamos de vencer por mais de 12 pontos à Finlândia em Coimbra. Depois do Europeu, já está previsto o regresso de Mário Palma ao 1º de Agosto, clube onde já fez história... pena não continuar pelo nosso país, pois a sua competência e forte personalidade são muito necessárias num trabalho que faça evoluir esta modalidade no nosso país, tal como fez em Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário