sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FC Porto vs SL Benfica

Logo à noite disputa-se, no estádio do Dragão (Porto), o maior clássico do futebol português. Ambas as equipas partem em igualdade pontual e sem derrotas no campeonato (têm somente um empate cada uma), mas o facto do FC Porto jogar em casa poderá dar-lhe uma vantagem decisiva para ficar com os 3 pontos do jogo.

Ao cabo das 5 jornadas já disputadas, tanto o FC Porto como o SL Benfica ainda não mostraram o seu verdadeiro potencial  na Liga portuguesa, logrando os pontos apesar de exibições algo pobres, contrariamente ao que tem acontecido na Champions League. Tal facto será um indicador de alguma descompressão na disputa da prova nacional, algo que hoje, devido à imensa rivalidade entre as duas equipas, dificilmente acontecerá. O FC Porto com a venda de Falcao parece ter perdido algum poder de fogo, mostrando algumas dificuldades na finalização, dependendo demasiado de Hulk para colocar a bola na baliza, já o SL Benfica tem demonstrado problemas na defensiva, sofrendo golos em quase todos os jogos que disputou, apesar de contar com defesas de renome internacional.

 A diferença nestes jogos far-se-á no meio-campo... a equipa que conseguir controlar as operações no centro do terreno, com posse de bola e impedindo a outra de construir jogo, estará mais perto da vitória. Daí ser previsível que ambas as equipas optem por um meio-campo bem preenchido e musculado, e desse ponto de vista a surpresa poderá vir das águias ao colocar mais um homem no meio-campo (Ruben Amorim ou Nemanja Matic), à semelhança do que Jorge Jesus implementou contra o Manchester United no 1º jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Um empate para a turma encarnada já seria um resultado bem positivo, pois mantinha a situação pontual actual, e ficaria à espera da 2ª volta, no estádio da Luz, para ganhar aos dragões.
Há quem diga que o sorteio do campeonato favoreceu o SL Benfica, pois pode ir para este jogo numa lógica de maior contenção para mais tarde, no seu estádio, resolver a contenda entre os dois clubes. A minha opinião, contudo, é diametralmente oposta... pois acredito que o começo forte de um dos grandes lhe vale, na maioria dos casos, o campeonato nacional, e o facto do FC Porto jogar em casa neste 1º clássico dá-lhe a vantagem do jogo e, caso vença, ganha um balanço anímico que lhe permitirá galgar o campeonato de forma imparável, enquanto que o SL Benfica perderá alguma da sua confiança. Por outro lado, os portistas sabem que se acontecer o oposto, ou seja, o SL Benfica vencer na sua casa, correm o risco de dar confiança aos seus oponentes e de aumentar uma certa desconfiança em relação ao seu novo treinador, Vítor Pereira, e ponta-de-lança, Kléber, pairando os "fantasmas" de Villas-Boas e Falcao na mente dos adeptos.

Esperemos que seja um bom jogo de futebol, será certamente muito táctico, que não ocorram incidentes ou acidentes desagradáveis antes, durante e após a partida, e que ganhe o melhor... e esperemos que esse melhor seja o SL Benfica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário