sábado, 25 de junho de 2011

TVI24: "RTP - privatização sem calendário"

Estou a preparar uma crónica sobre a possível privatização da RTP, que deverá ser um pouco longa, mas a televisão do Estado não é uma empresa pública qualquer... não digo isto porque tive o privilégio de lá trabalhar, mas porque é uma entidade que tem uma história e características algo particulares. Parece que Pedro Passos Coelho está determinado em avançar com isso, um velho sonho do PSD. Muito fácil de dizer, mas dífícil de concretizar... especialmente de maneira acertada.

http://www.tvi24.iol.pt/media-e-comunicacoes/rtp-privatizacoes-passos-coelho-televisao-crise-agencia-financeira/1262630-5239.html


O Governo deverá apresentar o plano de privatizações já na próxima semana. A RTP faz parte da lista mas, apesar de Passos Coelho dar como prioritária a venda da televisão pública, o programa do Governo aponta para uma privatização em tempo oportuno.

Caso avance, os operadores do mercado não vêem a venda com bons olhos. Consideram que não há espaço para um novo canal comercial e que a sobrevivência de muitos meios de comunicação social poderá ficar ameaçada.

A intenção foi anunciada antes das eleições: faz parte do programa eleitoral do PSD e foi explicitada ao «Financial Times» numa entrevista onde Passos Coelho disse que quer vender um dos canais abertos da RTP e ficar apenas com um canal não comercial.

Outra questão que se levanta é quanto vai custar uma nova RTP sem publicidade. Actualmente, a empresa recebe 120 milhões de euros de indemnização compensatória do Estado. Os 50 milhões que rende a publicidade são obrigatoriamente destinados a pagar a dívida bancária do grupo estatal de rádio e televisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário