quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Forward!

Parece que Barack Obama vai ter a hipótese de ser presidente dos EUA num 2º mandato... um reconhecimento do povo norte-americano de que o país se encontra bem melhor do que estava à cerca de 4 anos, quando enfrentava uma grave crise económica, social e em termos de política externa, onde se inclui o envolvimento em 2 guerras que pareciam não ter fim.
Figura 1- Barack Obama.
Mitt Romney acabou por ser vítima da sua aproximação à Direita Conservadora para garantir o apoio dos repúblicanos  aquando das eleições para o lugar de candidato do Partido Repúblicano às legislativas americanas, mas também para fazer esquecer a religião de sua família (mórmon). Depois Romney sentiu a necessidade, aquando do período eleitoral legislativo de se chegar mais ao Centro, para agradar à classe média, e aí entrou em múltiplas contradições que Obama aproveitou e que o eleitorado americano percebeu.

Claro que a tal mudança (change), que Obama prometeu para o seu 1º mandato, não foi alcançada... algumas promessas ficaram por cumprir, mas cumpriram-se outras e tomaram-se opções polémicas e arriscadas que se revelaram frutuosas, desde a operação militar que matou Osama Bin Laden, ao auxílio à industria automóvel estado-unidense, ao "Obamacare" (Cuidados de saúde), etc. "Roma e Pavia não se fizeram num dia", e também é verdade que o status quo criado pelo congresso, dominado pelo Partido Repúblicano, não permite que o presidente imprima o ritmo de mudança que certamente desejara, e neste 2º mandato vai-se defrontar com o mesmo problema... porém, livre de compromissos eleitorais poderá avançar com outras medidas, assim como o fim do bloqueio comercial a Cuba, o fecho da prisão de Guantánamo e uma maior atenção e preocupação relativamente ás alterações climáticas (o furacão Nancy nesse aspeto veio mesmo a calhar).

Sem comentários:

Enviar um comentário