A UCAL (União de Cooperativas Abastecedoras de Leite de Lisboa) é uma marca quase mítica e algo misteriosa no imaginário português. Sediada na região de Setúbal, a marca foi adquirida em 1993 pela Parmalat Portugal, mas nem por isso desapareceu de circulação, muito devido ao forte vínculo que os portugueses têm com o leite de chocolate UCAL
Durante os anos 70 e 80 a UCAL produzia vários produtos lácteos, como manteigas, iogurtes, mas também leite do dia em sacos de plástico (com melhor qualidade, mas com um prazo de validade mais baixo), que o leite UHT veio colocar em "vias de extinção". Hoje em dia, a UCAL também vê a sua marca ligada a leite UHT e, recentemente, a galões empacotados (UCAL S. Lourenço), contudo, o ex-libris da UCAL sempre foi o seu saboroso leite achocolatado, com um sabor único e inimitável, este precioso líquido está contido numas garrafinhas de vidro de 250ml que ainda hoje conservam o mesmo paladar, o mesmo estilo de rotulagem e aquelas letras em alto relevo que identificam a marca.
É claramente um sabor português, um produto que pelo seu gosto incrível e único povoa o nosso imaginário. Por isso mesmo, e apesar do seu preço elevado, não deixamos de o consumir e de o fazer prevalecer no tempo.
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