A poncha é uma bebida tradicional da ilha Madeira. Consta que é uma adaptação de uma bebida trazida da Índia pelos viajantes ingleses no século XVIII, conhecida por "panche", que incluía os seguintes ingredientes: aguardente de arroz (arrack) ou noz de coco; sumo de limão; açúcar; água; especiarias; chá de ervas doces.
No século XIX, tendo como epicentro os pescadores de Câmara de Lobos (que a tomavam antes da faina), a bebida torna-se muito popular por toda a ilha, consumida quer no Verão (para refrescar), quer no Inverno (proteção de maleitas em virtude da vitamina C que contém), simplificando-se a receita e passando a utilizar-se aguardente de cana-de-açúcar, o principal ingrediente, para além água, açúcar e cascas de limão. Com o passar dos anos a receita foi-se aperfeiçoando para conter mel de abelha e sumo de limão. Atualmente já se fazem ponchas com sumo de laranja, tangerina, tomate ou maracujá.
O "caralhinho" é o pau utilizado na região para fazer a poncha ou outras bebidas alcoólicas, assim designado pelo seu formato fálico. É utilizado para extrair o sumo do limão, como triturador/misturador, podendo ser profusamente decorados e assim vendidos como peça de artenanato.
Geralmente, a poncha sabe melhor sem gelo e quando bebida pouco tempo depois da sua produção, mas atualmente já existem empresas nacionais que fabricam o produto: J. Faria & Filhos e Garcias.
RECEITA DA PONCHA DA MADEIRA
Ingredientes:
- 250ml de aguardente de cana;
- 125ml de sumo de limão;
- 125ml de mel.
Preparação:
Mistura-se o mel e o sumo de limão com o "caralhinho", mexendo bem, depois vai-se adicionando a aguardente aos poucos e mexendo, agitando bem o preparado. Geralmente serve-se com temperatura ambiente, mas há quem a coloque no frigorífico antes de a servir.
Sem comentários:
Enviar um comentário