quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Portugalidades (1): a poncha da Madeira

A poncha é uma bebida tradicional da ilha Madeira. Consta que é uma adaptação de uma bebida trazida da Índia pelos viajantes ingleses no século XVIII, conhecida por "panche", que incluía os seguintes ingredientes: aguardente de arroz (arrack) ou noz de coco; sumo de limão; açúcar; água; especiarias; chá de ervas doces.

No século XIX, tendo como epicentro os pescadores de Câmara de Lobos (que a tomavam antes da faina), a bebida torna-se muito popular por toda a ilha, consumida quer no Verão (para refrescar), quer no Inverno (proteção de maleitas em virtude da vitamina C que contém), simplificando-se a receita e passando a utilizar-se aguardente de cana-de-açúcar, o principal ingrediente, para além água, açúcar e cascas de limão. Com o passar dos anos a receita foi-se aperfeiçoando para conter mel de abelha e sumo de limão. Atualmente já se fazem ponchas com sumo de laranja, tangerina, tomate ou maracujá.

O "caralhinho" é o pau utilizado na região para fazer a poncha ou outras bebidas alcoólicas, assim designado pelo seu formato fálico. É utilizado para extrair o sumo do limão, como triturador/misturador, podendo ser profusamente decorados e assim vendidos como peça de artenanato.

Geralmente, a poncha sabe melhor sem gelo e quando bebida pouco tempo depois da sua produção, mas atualmente já existem empresas nacionais que fabricam o produto: J. Faria & Filhos e Garcias.

RECEITA DA PONCHA DA MADEIRA

Ingredientes:
  • 250ml de aguardente de cana;
  • 125ml de sumo de limão;
  • 125ml de mel.

Preparação:

Mistura-se o mel e o sumo de limão com o "caralhinho", mexendo bem, depois vai-se adicionando a aguardente aos poucos e mexendo, agitando bem o preparado. Geralmente serve-se com temperatura ambiente, mas há quem a coloque no frigorífico antes de a servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário