quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Portugalidades (2): o dia de S. Martinho

O dia de S. Martinho é uma tradição muito antiga e disseminada por quase todo o mundo, que se comemora no dia 11 de Novembro. É um dia que celebra S. Martinho de Tours, um soldado romano que nasceu ma Panónia (Hungria) e que renunciou ao exército, enquanto destacado na Gália (França), em virtude da sua confissão Cristã, apesar da resistência de sua família.
Figura 1- Quadro sobre a lenda de S. Martinho (el Greco)
Segundo reza a lenda, num dia frio e chuvoso, S. Martinho fazia a ronda no seu cavalo, até que um medingo, cheio de frio e fome, aborda-o pedindo esmola. Ao ver o mendigo quase sem roupa e não tendo esmola, S. Martinho pegou na sua espada e cortou a sua capa ao meio e deu metade ao pobre homem. Passado pouco tempo, a chuva parou de cair e o céu abriu para revelar um sol de Verão, repetindo-se o mesmo fenómeno climático todos os anos por volta dos mesmos dias (o Verão de S. Martinho). Ainda durante aquela noite, Jesus Cristo terá aparecido a S. Martinho em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Foi a partir dessa altura que S. Martinho decidiu deixar as fileiras militares para dedicar-se à religião.
S. Martinho tornou-se discípulo do bispo de Poitiers, Santo Hilário, que o ordenou como diácono e lhe doou um terreno em Ligugé (cerca de Poitiers), onde fundou uma comunidade monástica, que se dedicava à caridade e à conversão das pessoas ao cristianismo. Entretanto, em 371 foi aclamado como bispo de Tours, mas continuou a senda da caridade e da conversão, tornando-o numa personagem adorada pelo povo. A 8 de novembro de 397 morre em Candes, sendo sepultado em Tours no dia 11. A sua veneração continuou e acabou por se tornar no 1º santo da Igreja que não era um mártir, sendo o seu culto muito popular por toda a Europa medieval.

Em Portugal, a festividade está associada à chegada definitiva do frio e da chuva, fazendo-se o Magusto, que tradicionalmente começava no Dia de Todos-os-Santos, como honra aos finados. A palavra "magusto" tem uma origem latina, cuja raíz etimológica significa "queimar", daí o ritual popular de se fazerem fogueiras ao ar-livre onde as pessoas se reunem para conviver, cantar e assar castanhas (também há casos de assar bolotas), que era, até à chegada da batata à Europa (século XVI/XVII), base da alimentação das pessoas do campo. É também neste dia que tradicionalmente se prova o vinho novo que foi feito em Setembro, daí o ditado popular: "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho".

Para além do vinho novo, em Portugal bebem-se outras bebidas alcoolicas relacionadas no magusto, como a água-pé e a jeropiga, que são tradicionalmente caseiras. A água-pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde se retirava o pouco de mosto que aí se mantinha, podendo ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. A jeropiga é preparada adicionando aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação, ficando uma bebida mais doce e mais alcoólica, podendo adquirir várias tonalidades, dependendo da uva e da casca da barrica onde repousa.
Figura 2- Vendedor de castanhas.
A este tronco comum tradicional da festividade, onde se inserem os vendedores de castanhas nas cidades, assumem durante o magusto diferentes tradições e rituais nas várias regiões e localidades do país que é preciso preservar e publicitar como riqueza da Portugalidade.
RECEITAS PARA O MAGUSTO


Castanhas assadas
Ingredientes:
  • Castanhas;
  • Erva-doce;
  • Sal.
Preparação:

Molham-se as castanhas, dá-se um corte em cada uma e depois põe-se sal e um pouco de erva-doce. Levam-se ao fogareiro, ou à fogueira, ou então colocam-se num tabuleiro para levar ao forno durante 15 a 20 minutos.

Jeropiga
Ingredientes:
  • Sumo de uva;
  • Aguardente.
Preparação (40l):

Depois de esmagadas as uvas (sem deixar entrar em fermentação), aproveita-se o sumo da uva devidamente desengaçado e coloca-se 30 litros num recipiente, aos quais se acrescenta 10 litros de aguardente de qualidade (mistura de 3 para 1), misturando bem. Acondiciona-se o preparado num barril ou cuba e deixa-se repousar cerca de 30 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário