sábado, 2 de julho de 2011

As osgas são nossas amigas!

Como vem aí o Verão, queria fazer um alerta e um bocadinho de pedagogia relativamente a este réptil que faz parte da fauna do nosso país, especialmente contra o conceito enraizado de que estes "bichos" são venenosos, pois bem, as osgas não têm veneno algum, portanto larguem lá a vassoura e deixem-nas fazer a sua vidinha.

Existem 3 espécies de osgas no território português: a osga-moura (Tarentola mauritanica), a osga-turca (Hemidactylus turcicus) e a osga das ilhas selvagens (Tarentola bischoffi). A primeira espécie é a mais comum, vivendo por todo o território, especialmente no centro e sul de Portugal, já a osga-turca vive essencialmente no Sul, enquanto que a osga das Ilhas Selvagens vive nas ilhas com o mesmo nome do arquipélago da Madeira.

As osgas atingem, no máximo, cerca de 9 cm de comprimento, alimentando-se de vários insectos (moscas, traças, mosquitos, baratas e aranhas) e hibernam durante o Inverno. No Verão, geralmente, aparecem à noite para evitar os períodos de calor mais intenso, posicionando-se perto das luzes à espera dos insectos que são atraídos por elas. Portanto, acabam por nos fazer um grande favor ao nos livrar dos insectos indesejados e que tanto nos chateiam durante o Verão.




Sem comentários:

Enviar um comentário