quinta-feira, 21 de julho de 2011

Correio da manhã: "Crocodilo do Zêzere afinal era um peixe-gato"

Afinal a montanha pariu um peixe-gato! O crocodilo que se dizia estar a banhos na barragem do rio Zêzere era apenas um enorme peixe-gato, que por sinal dava para fazer várias e deliciosas filetes para uma jantarada à maneira.
Figura 1- Fotografia do peixe-gato do Rio Zêzere.

Peixe-gato é uma nomenclatura utilizada para várias espécies de peixe, que podem ser marinhos ou de água doce, que têm em comum a presença de barbilhos ao lado da boca, lembrando os bigodes de um gato. Encontram-se um pouco por todo o planeta, excepto na Antártica. Estes peixes, geralmente, não têm escamas, variando no tamanho, sendo que a maior espécie é o Pangasiodon gigas, considerado o maior peixe de água doce que já foi identificado.
Figura 2- Peixe-gato de água doce.
O peixe-gato em destaque nas notícias, denomina-se de siluro (Silurus glanis) e é originário da Europa de Leste e da Ásia Central, tendo-se introduzido nos habitats naturais do Sul da Europa, onde se adaptou facilmente, constituindo um sério perigo para as populações de peixes nativas. Pode atingir tamanhos consideravéis, frequenta águas tépidas, como as dos lagos, barragens e águas calmas dos rios, suportando bem a falta de oxigénio e vivendo sobre o seu leito. Actua normalmente durante o período nocturno, comendo pequenos vertebrados aquáticos. O local de desova é preparado pela fêmea, mas defendido pelo casal de forma agressiva até terminar o período de incubação, por volta de Maio e Junho. 

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/crocodilo-do-zezere-afinal-era-um-peixe-gato

O crocodilo que uma comerciante e um canoísta pensam ter avistado na albufeira de Castelo Bode, no concelho da Sertã, poderá ser um siluro (ou peixe-gato), como o encontrado ontem de manhã perto da foz do Alge (Figueiró dos Vinhos) pelo dirigente da associação ambientalista AQUATomar.
Américo Costa, 48 anos, estava a organizar um passeio de observação da fauna da albufeira, no fim-de-semana, e procurava um sítio para atracar um pequeno veleiro quando descobriu o predador. "Eram 6, 7 horas. Vi movimento junto à margem e julgava tratar-se de uma carpa, mas quando me aproximei constatei que era um siluro, com 1,5 metros", contou o dirigente da AQUATomar, empresário.

Nessa altura, pensou logo ter desfeito o mistério do crocodilo. "Pelo tamanho, por estar em águas menos profundas para apanhar lagostins, pela forma como serpenteia ao nadar e quase não ter escamas, pode confundir-se com o réptil", conclui Américo Costa, destacando que o peixe--gato é muito comum nas barragens espanholas, apesar de ser uma enorme ameaça para os outros peixes.

Apesar da descoberta do ambientalista, o Serviço da Natureza e Protecção do Ambiente da GNR vai manter os patrulhamentos de rotina, com atenção a eventuais vestígios de alguma espécie exótica.

Sem comentários:

Enviar um comentário