quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Complexo Baader-Meinhof (****.)

No fim-de-semana passado tive a oportunidade de assistir ao filme "O Complexo de Baader-Meinhof" (Der Baader Meinhof Komplex), um filme alemão de 2008, realizado por Uli Edel a partir da obra homónima de Stefan Aust, que conta com as interpretações de Moritz Bleibtreu, Martina Gedeck, Johanna Wokalek, Bruno Ganz ("A Queda — As Últimas Horas de Hitler") e Alexandra Maria Lara.
Figura 1- Cartaz do filme "O Complexo de Baader-Meinhof".
 O filme relata a origem e a 1ª geração da Facção do Exército Vermelho (RAF: Rote Armee Fraktion), um grupo de extrema esquerda fundado em 1970 por, entre outros, Andreas Baader, Gudrun Ensslin, Ulrike Meinhof e Horst Mahler. A RAF, através do recurso à guerrilha urbana e acções de terrorismo, deu origem a um período denominado de "Outono Alemão" na República Federal da Alemanha. Foi uma época de enorme instabilidade social, de divisão ideológica, ataques bombistas, assassinatos e raptos, que fizeram tremer o Estado germâmico do pós 2ª Guerra Mundial, que era visto pelos radicais como a face do autoritarismo e da injustiça, manietados pelo imperialismo americano.

Podemos considerar que se trata de um filme/documentário, relatando com precisão histórica os vários acontecimentos que ocorreram durante aquele período, com uma boa contextualização política e social, levando ao aparecimento do RAF, não endeusando e nem diabolizando as personagens, tendo um registo jornalístico e de investigação biográfica, onde não faltam imagens de arquivo e as citações emblemáticas de Meinhof. Os produtores do filme chegaram, inclusivamente, ao ponto de contratar actores extremamente parecidos com as personagens reais que interpretam.

Figura 2- Na foto acima os actores Moritz Bleibtreu e Johanna Wokalek a interpretar o casal Baader e Ensslin, retratados na fotografia abaixo. 
O filme captura bem o momento social que se vivia na altura, assim como o pensamento e atitude dos protagonistas reais, com excelentes interpretações e sempre com um bom ritmo, fazendo com que o espectador se mantenha preso ao desenrolar dos acontecimentos. Contudo, em certos momentos o filme pareceu-me demasiado acelerado, passando pelos acontecimentos de forma supersónica e pouco desenvolvida... porventura haveria material para 2 filmes, mas optou-se por condensar toda a informação num só.  

O filme foi candidato aos Globos de Ouro e ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009, e aconselho vivamente o seu visionamento. Basicamente é um "dois em um", ou seja, ao mesmo tempo que entretem, é um filme que passa um pouco de cultura histórica para quem está a assistir. 

Sem comentários:

Enviar um comentário